Quero Falar Francês

Vamos falar especificamente de como colocar em prática tudo o que você já conhece até aqui da língua francesa.

Focaremos na abordagem de formação colaborativa que se fundamentam as chamadas Comunidades Virtuais de Aprendizagem – CVA.

Dessa maneira, começamos por compreender que a aprendizagem em uma comunidade virtual tem como principal fundamento a contribuição voluntária de seus participantes, que por sua vez, interagem através de publicações e participações em salas virtuais.

Acrescenta-se a essa compreensão o fato de que os participantes recebem a reciprocidade dos demais membros, formando um ciclo de interações e de interesses compartilhados.

Observamos ainda que, pela própria dinâmica das interações entre os membros da comunidade e pela própria natureza dos relacionamentos, as informações podem e devem ser transformadas, de forma que a aprendizagem seja construída dentro da própria comunidade.

Nesse sentido, em razão desse processo as CVA (Comunidade Virtuais de Aprendizagem) acabam por produzir uma inteligência coletiva, na qual, os conteúdos são assimilados e compartilhados por todos.

Por isso, uma CVA que se propõe a oferecer um ambiente de aprendizagem e prática para conversação em francês, deve estar preparada para esse enorme desafio, estimulando a participação efetiva de todos os envolvidos.

A tecnologia na conversação em francês.

A partir do avanço tecnológico que nos oferece ampla oferta de conectividade interativa, chegamos à conclusão de que os espaços tradicionais de aprendizagem, com suas regras e condicionamentos, possam ser menos produtivos que um ambiente virtual que ofereça amplas oportunidades de participação e socialização.

Ainda podemos dizer que, numa CVA a tecnologia em si, pelo seu caráter contínuo de inovação, acaba também sendo compartilhada entre seus membros, que podem interagir livremente através de seus inúmeros meios de conectividade.

Dessa forma, a CVA pode e deve ser um espaço de compartilhamento de conhecimento geral, para além da conversação em francês.

Portanto, a possibilidade de projetar um ambiente social através do uso adequado da tecnologia, certamente irá garantir velocidade e qualidade no aprendizado contínuo da língua francesa.

Objetivo da Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA)

Podemos afirmar que, a sua participação em uma CVA irá proporcionar desenvolvimento de novas competências, associadas ao aprendizado, utilização e prática do idioma francês.

Portanto, convidamos você a fazer parte desse espaço no qual quem ensina também aprende, quem aprende também ensina.

Dessa maneira, venha compartilhar e contribuir com suas experiências e ao mesmo tempo recebe-las de volta por meio das múltiplas interações que a CVA Speak4Brazil se propõe.

Fundamentação: CARDOSO; BURNHAM, 2010 GALIAZZI; MORAES, 2013 HARLOW; JOHNSON, 1998 MUSSOI; FLORES; BEHAR, 2007;SIEMENS (2004)

veja esse texto em francês : https://www.speak4brazil.com/2020/06/conversation-en-francais/